Hoje vou falar de 7 diretrizes que eu considero importantes que você implemente na sua empresa o quanto antes em 2020, para conseguir resultados melhores e mais previsíveis.

Vamos a elas:

1) Dar o segundo salto de qualidade na gestão financeira

Depois do último email, muita gente perguntou se não existia uma ferramenta de controle financeiro para quem quer um controle maior do que a Planilha de Fluxo de Caixa oferecia. Por isso, para quem já se sente pronto para controlar e analisar mais informações financeiras, como saldo por clientes, fornecedores, centro de custos, formas de pagamento, e ter mais insumos para tomar decisões melhores, indicamos o Sistema de Controle Financeiro Completo.

Sistema de Controle Financeiro

2) Estruturar a área de vendas com controles profissionais

É importante, desde o primeiro dia do ano, controlar bem as suas vendas. Afinal, quanto mais dados você tiver sobre suas vendas, mais fácil fica de focar os seus esforços para ter mais resultados.

Parece simples esse pensamento, certo? Mas muitos gestores acabam não tendo esses registros e baseando muito do que sabem sobre vendas no achismo.

Planilha de Prospecção de Clientes

Se a sua empresa tem um perfil de vendas mais longas e que exijam negociações, aconselho a dar uma olhada na nossa Planilha de Prospecção de Clientes.

Toda negociação é registrada e os principais dados do cliente e das etapas de negociação também. Assim você consegue identificar gargalos e perfis de negociação por cliente.

Planilha de Vendas

Se a sua empresa tem um perfil de vendas mais diretas, sem negociação, indico a Planilha de Vendas.

Ter um controle dos produtos vendidos é essencial, assim você consegue identificar quais categorias vendem mais, maiores tíquetes médios e até com qual necessidade vai repor os estoques baseado nas vendas. Além de planejar ações especiais para clientes.

3) Pensar e planejar novos modelos de negócio

Começo de ano sempre começamos com metas novas, objetivos para o novo ano, certo? Muitos desses objetivos envolvem mudanças no modelo de negócio.

“E se vendermos assinaturas mensais para nossos clientes?”
“Por que não testar um clube de vantagens?”
“Vale a pena criar diferentes planos para clientes especiais?”

Se você está nessa etapa, é hora de botar o planejamento e seus pensamentos em ordem. Para isso, utilize uma ferramenta como a nossa Planilha de Plano de Negócios.

Planilha de Plano de Negócios

Não se esqueça também que um Plano de Negócios sem execução não é nada. Botar as ideias para fora do papel é fundamental para que o projeto saia do campo das ideias para a realidade. Tente botar metas para conseguir alcançar os seus objetivos esse ano, mesmo que seja em projetos paralelos.

4) Profissionalizar a gestão de projetos internos

Começo do ano também é o período em que se define muitos objetivos, mas muitos deles ficam sem uma estratégia clara definida. Se esse é o caso da sua empresa, pode ter certeza que a lista de objetivos para 2021 vai ser muito parecida com a de 2020, pois muita coisa não será feita.

Para que os objetivos sejam alcançados, projetos profissionais devem ser planejados, com cronograma, previsão de custos e responsáveis. Se você quer implementar um software, por exemplo, planeje como se fosse um projeto de consultoria. Utilize a nossa Planilha de Gerenciamento de Projetos para ajuda-lo.

Planilha de Gerenciamento de Projetos

5) Estimular cultura de melhoria contínua

Há objetivos para o ano que dependem de processos bem executados, não de projetos com início, meio e fim. Para crescer em termos de vendas e faturamento, por exemplo, você depende de uma excelente execução do processo de vendas, ou do de produção.

Processos se desenvolvem através da cultura de melhoria contínua. Nós usamos o método PDCA: planejar, executar, checar e atuar. Este método consiste em estar sempre testando inovações em processos e colher resultados para implementar ou não. Conheça a nossa Planilha de Ciclo PDCA.

Planilha de Ciclo PDCA

6) Iniciar exercício de avaliação de desempenho

Toda empresa depende muito da evolução de suas pessoas. A sua equipe está evoluindo? Ou melhor, ela sequer sabe em que aspectos deve buscar evolução?

Se a resposta é não, já passou da hora de criar um processo formal de avaliação de desempenho. Neste processo, membros da empresa avaliam outros membros em diversos aspectos que sejam importantes para o cargo ou para a organização como um todo. Utilize a nossa Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências para desenvolver sua equipe.

Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências

7) Organizar a vida pessoal e parar de misturar com os planos da empresa

Sei que a rotina de trabalho é pesada e muitas vezes acabamos trabalhando bastante mas também é importante botar a vida pessoal em ordem, afinal não vivemos apenas para nossos trabalhos. Para isso, indico duas ferramentas:

Planilha de Orçamento Pessoal e Familiar

Planilha de Orçamento Pessoal e Familiar – Controlar as suas finanças é importante, assim como controlar as de um negócio. Nossa planilha vai te ajudar a resolver esse problema! 🙂

Ela funciona de maneira similar a nossa Planilha de Fluxo de Caixa, com você registrando as suas movimentações financeiras.

Planilha de Planner Pessoal

Planilha de Planner Pessoal – Famosos em suas formas físicas em formato de caderno, essa é nossa versão digital de um Planner Pessoal.

Ideal para controlar o seu dia a dia e planejar suas metas e objetivos pessoas, junto com uma agenda. A ferramenta certa para você chegar exatamente onde quer nesse ano de 2020!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Enviar
1
Olá,
Estamos no WhatsApp, Deixe sua pergunta.